logo
logo
AI Products 

Dicas para usar PNL na sua empresa

avatar
Lucas Widmar Pelisari
Dicas para usar PNL na sua empresa

A PNL (Programação Neuro-Linguística) pode ser aplicada em várias áreas como vendas, educação e esportes. através do treinamento com PNL, as pessoas podem melhorar seus resultados em seus negócios.

 

Assim continue a leitura deste artigo para entender o que é PNL e como um curso de PNL pode ajudar a sua empresa.

O que é PNL

A PNL (Programação Neuro-Linguística) é um método criado por Richard Bandler e John Grinder na década de 70, empregado para alterar o comportamento do cérebro através da linguagem e outros tipos de comunicação. 

 

Assim, a pessoa que utiliza esse método consegue reprogramar a maneira como seu cérebro reage a diferentes estímulos. Portanto, esta pessoa consegue mudar seu comportamento de forma a alcançar objetivos estabelecidos.

 

Benefícios de aplicar PNL na empresa

Os colaboradores são os recursos mais valiosos de uma organização. Porém, através da PNL, é possível  desenvolvê-los de forma que se tornem cada vez melhores e capazes. Assim, ao aplicar PNL em seus colaboradores é possível obter benefícios nos seguintes aspectos:

 

  • Através da reprogramação, os colaboradores conseguem se automotivar, sem a necessidade de estímulos externos.
  • Serão capazes de focar nas atividades realmente importantes e ignorar aquelas que não levam ao resultado esperado.
  • Os colaboradores serão mais efetivos em sua comunicação, tanto dentro da empresa como fora dela.
  • A PNL facilita a formação de líderes mais eficientes, capazes de influenciar os colegas de maneira mais positiva.
  • Os colaboradores terão mais facilidade para se adaptarem às mudanças. Dessa forma será mais rápido e natural acompanhar as novas tecnologias e o mercado em geral.

Como usar a PNL na sua empresa

A PNL foi concebida para ser utilizada em terapias. No entanto, suas  técnicas e metodologias podem ser reproduzidas em qualquer área. Inclusive para lidar com ansiedade, estresse e fobias.

 

Assim, os resultados da PNL podem e devem ser estendidos às organizações, podendo gerar muitos benefícios.

 

Portanto, um mestre em PNL pode descobrir o que torna algumas pessoas excelentes em uma área e aplicar técnicas e métodos em você para que você também alcance a excelência.

 

No entanto, certifique-se de que o profissional que vai aplicar as técnicas e métodos da PNL em sua empresa possua curso de PNL. Afinal, existem muitas pessoas que se dizem capaz de aplicá-las, mas não possuem capacitação para isso.

 

Veja alguns pontos que podem ser trabalhados pela PNL na sua empresa.

Comunicação Interpessoal

A PNL trabalha a comunicação em seus diversos níveis e não apenas a fala. Assim, através de treinamento de inteligência emocional dos colaboradores que desenvolvem suas habilidades interpessoais. Além disso, a técnica também permite explorar a comunicação não-verbal.

Liderança

O trabalho de PNL com os colaboradores não se resume a melhorar o desempenho individual dos colaboradores. 

 

Por isso, se preocupa em criar melhores líderes, que estejam sintonizados com suas equipes e que tenham consciência da forma como estão se comunicando com elas.

 

Como nossos comportamentos, na maioria das vezes, são inconscientes, não sabemos explicar porque fazemos o que fazemos.

 

Assim, através da PNL é possível compreender pensamentos e comportamentos, desta forma teremos consciência do que acontece em nosso inconsciente. Ou seja, aprendemos o que gera os nossos comportamentos e assim nos tornamos mais conscientes.

 

Portanto, mudando a forma como você se comunica com a sua equipe faz com que eles se sintam mais confortáveis, felizes e motivados. 

 

Desta forma, esse comportamento faz com que os colaboradores se sintam mais felizes e comprometidos, o que melhora os resultados da empresa.

 

Confiança

Com as técnicas de PNL, os colaboradores passarão a se sentir mais confiantes. Assim, eles se comunicam de maneira mais sucinta e clara. Além disso, a confiança gera alguns benefícios como:

  • Domínio das emoções, isto é, ficar calmo em situações de estresse, por exemplo.
  • Ter um comportamento calmo e focado.
  • Se manter confiante e motivado mesmo em situações críticas, como negociações.
  • Adotar uma linguagem corporal mais precisa de forma a se pronunciar de maneira mais eficaz e assim desenvolver argumentos persuasivos e convincentes.
  • Capacidade de mudar comportamentos indesejados, tanto em si mesmo como naqueles com quem se relaciona. Assim será capaz de gerenciar equipes com mais eficácia, através da motivação e inspiração.

 

Segurança para falar em público

A maioria das pessoas se sente desconfortável para falar em público. E, a depender do grau de dificuldade que a pessoa tenha, isso pode atrapalhá-la em várias áreas da vida. Principalmente, no lado profissional.

 

Diante disso, com a ajuda da PNL as pessoas descobrem como controlar as suas emoções chegando ao ponto de conseguir se comunicar em público Além de conseguir se comunicar, ele vai se sentir seguro em sua fala, que será mais natural.

 

Conclusão

Vimos que a PNL é um método empregado para reprogramar a forma como o cérebro reage a diferentes estímulos.

 

Assim, a PNL pode ser aplicada em várias áreas da vida, principalmente em empresas. Ou seja, através das técnicas e métodos da PNL, é possível realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal com os colaboradores. Consequentemente, essa mudança vai impactar no rendimento da organização e também na vida pessoal desses colaboradores.

 

Diante disso, é preciso apenas entender o que é PNL e cuidar para que a pessoa que vai aplicar as técnicas e métodos na sua empresa tenha capacitação através de um curso de PNL.

 

Agora que você já sabe como a PNL pode ser usada na sua empresa, invista na capacitação de seus funcionários e veja os resultados da sua empresa aumentarem.

collect
0
avatar
Lucas Widmar Pelisari
guide
Zupyak is the world’s largest content marketing community, with over 400 000 members and 3 million articles. Explore and get your content discovered.
Read more