logo
logo
AI Products 

Dicas para sonhar com coisas boas a noite

avatar
Daniela Garcez
Dicas para sonhar com coisas boas a noite

O sonho é considerado uma das coisas mais incríveis e ao mesmo tempo mais misteriosas que o ser humano é capaz de fazer.


Eles surgem em momentos específicos, que são as chamadas fases REM, Rapid Eye Movement, onde os olhos fechados se movimentam de maneira rápida. Nessa fase, os neurônios estão quase todos tão ativos quanto no momento em que estamos acordados e por isso, se acordamos durante essa fase, as chances de nos lembrarmos do sonho, são maiores.


Essa fase, chamada REM, acontece em vários momentos da noite e a sua duração aumenta conforme a noite avança.


Entendendo melhor o sonho

Após entendermos um pouco mais sobre a fase REM e o que acontece durante ela, vale destacar o que é, de fato, sonhar.


O sonho, nada mais é do que a combinação existente entre a memória remota e a memória recente, o que explica então porque muitos sonhos podem conter cenas que já vivemos em algum momento de nossas vidas e, diferente do que pensamos, não são cenas aleatórias.


Como lembrar de um sonho?

Lembrar de um sonho, muitas vezes, pode ser algo difícil. A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a lembrar dos sonhos. Confira:


A primeira dica importante é ter uma boa noite de sono. Isso fará com seu cérebro entre em estado de relaxamento e então se dedique em tentar decifrar e interpretar o sonho e seu significado.


Em segundo lugar, é válido que o indivíduo considere não abrir os olhos assim que acorda, dessa maneira, não irá absorver as informações que estão ao seu redor e poderá focar em desvendar seu sonho.


Por último, outra dica bastante relevante, é que o indivíduo procure sempre fazer anotações sobre tudo que conseguiu se lembrar do sonho, dessa forma, fica mais fácil de associar as informações.


Os sonhos e seus significados 

Inicialmente, temos a ideia de que todo sonho tem algum significado. No entanto, a grande questão é descobrir qual é a mensagem por trás dos sonhos e como interpretar essa mensagem.


Existem alguns temas mais comuns que outros, porém vale ressaltar que, os sonhos são pessoais, afinal, as experiências são individuais. Muitas vezes já vimos pessoas pesquisando, por exemplo, “o que significa sonhar com escorpião”, ou “o que significa sonhar com traição”, “o que significa sonhar com crianças” e muitos outros questionamentos relacionados a sonhos que são muito comuns.


Além disso, uma pesquisa realizada há alguns meses atrás, revela que é possível comandar os sonhos. Isso é possível quando, durante o sono, existe a consciência de estar sonhando. Esse fenômeno é conhecido como sonho lúcido.


O sonho lúcido

Como falamos acima, os sonhos lúcidos nos dão a possibilidade de controlar os nossos sonhos. São os sonhos que temos em estado de consciência e percebemos que estamos sonhando.


O sonho lúcido é mais comum entre as crianças, porém, quanto mais amadurecem, mais as chances de terem esses sonhos diminuem. 


Esses sonhos são uma espécie de controle e uma maneira de tentar explorar a mente, a fim de, obter conhecimento, se tornar uma pessoa melhor e, até mesmo uma forma de lidar com as próprias mágoas.


Pessoas com esse tipo de sonho se lembram com detalhe do que sonharam e costumam ter uma memória melhor. Além do mais, esse sonho estimula a criatividade e aumenta a capacidade de sanar problemas.


Os significados dos sonhos e suas interpretações

A interpretação dos sonhos é vista como uma maneira de evoluir e até mesmo de amadurecer. Porém, nem todos os sonhos podem ser interpretados, visto que, existem inúmeros elementos associados a um mesmo sonho.

 

Na prática, o costume de registrar nossos sonhos pode auxiliar a decifrar as informações que o cérebro tenta nos transmitir. Ou seja, é uma forma de buscar dados que nos ajudem a entender nossos próprios sentimentos.


Dicas para sonhar com coisas boas 

Sonhar com coisas ruins está em uma das principais coisas que o ser humano não gosta. Afinal, ter sonhos ruins pode fazer com que a noite de sono seja ruim, fazendo, muitas vezes, com que o indivíduo nem durma durante a noite.


Para que isso não aconteça, separamos abaixo três das principais dicas, que podem te ajudar a ter sonhos bons e, consequentemente, uma noite de sono melhor.  Confira:


Cuidado com a higiene do sono 

Procure ter uma rotina de sono, indo dormir sempre no mesmo horário, tendo, pelo menos, 8 horas de sono e evitando mexer no celular ou ficar em contato com a televisão antes de dormir. 


Controle sua ansiedade

Encontre maneiras de controlar sua ansiedade, procure um profissional e faça o uso correto de medicamentos, isso com certeza auxiliará a ter sonhos melhores durante a noite e diminuirá a ocorrência de pesadelos


Procure fazer refeições leves

Dormir com a barriga cheia pode fazer com que seu sonho não seja tão bom quanto o esperado, logo, comendo coisas leves antes de dormir, o indivíduo têm mais chances de ter uma boa noite de sono e ter sonhos mais agradáveis. 


Assim, seguindo as principais dicas de como melhorar o sonho, as noites serão mais agradáveis e as ocorrências de sonhos ruins, como os pesadelos, irão diminuir.



collect
0
avatar
Daniela Garcez
guide
Zupyak is the world’s largest content marketing community, with over 400 000 members and 3 million articles. Explore and get your content discovered.
Read more