logo
logo
Sign in

Como abrir uma fábrica de gelo do zero

avatar
Daniela Garcez
Como abrir uma fábrica de gelo do zero

Que existem muitos brasileiros que sonham em abrir o próprio negócio, não é segredo para ninguém. Existem muitas pessoas que sonham com o dia em que vão poder pedir demissão de seus empregos atuais para poder começar a empreender.

 

Porém, essas pessoas sempre acabam enrolando um pouco para dar esse salto, afinal, também não é novidade para ninguém que empreender no nosso país não é nada fácil.


E não é nada fácil nem ao menos para indústrias que tem um mercado grande já, como carros, bebidas, produtos de beleza, roupas e coisas que tem um mercado mais óbvio, imagine então para empreender com mercados menos óbvios, como, por exemplo, vender gelo.

 

A indústria do gelo é muito necessária, e existe a chance de poder ganhar uma boa renda a partir desse negócio, mas não é por isso que todo mundo sabe como dar os primeiros passos nesse meio.


Tanto que, existem vários relatos atuais de pessoas jovens que têm mais de 90 mil reais por mês em faturamento vendendo gelo, mostrando assim que existe muito dinheiro envolvido nesse ramo.

 

O que acontece, é que muitas pessoas não fazem ideia de como começar uma empresa nesse ramo, e acabam não enxergando que esse pode ser um bom modelo de negócio.

 

Mas a verdade é que não existe segredo, tudo o que você deve fazer é seguir uma ordem de coisas para que possa assim, ter seu negócio próprio. E para ajudar essas pessoas passando por esse momento de transição, nós vamos ensinar como alguém pode abrir uma fábrica de gelo do zero.

 


O que você precisa saber para começar

 

Primeiro de tudo é importante ter em mente que começar uma fábrica de gelo não vai ser um investimento milionário. Apesar de existir uma aparelhagem complexa nesse ramo, você não vai precisar de um capital inicial astronômico.

 

Outra coisa que pode ser limitada é o espaço. Você não precisa de um lugar enorme para começar, principalmente se você quiser começar apenas com uma máquina gelo, o mais básico. E nesse caso existem 4 coisas fundamentais que você vai precisar ter acesso.

 

A primeira delas é uma máquina de fazer gelo. O mais recomendado é que você tenha uma máquina profissional a uma caseira, e isso vem da quantidade de gelo que cada uma delas consegue produzir.

 

Para se ter uma ideia, uma máquina caseira consegue produzir até 15 kg de gelo por dia, enquanto uma profissional consegue produzir até 50 kg. Se você colocar na ponta do lápis, isso são 1500 kg por mês.

 

Mas é claro que para ter todo esse gelo você vai precisar também de um lugar para armazenar, e aí um freezer do tamanho do seu investimento vai servir. 

 

Além disso, você vai precisar dos sacos para poder colocar o gelo e vendê-lo, o que é mais um investimento barato. E por último, mas não menos importante você vai precisar de água, e aí a água que você vai precisar vai variar bastante.

 

Por exemplo, se você quiser fazer gelo para vender para indústrias que precisam manter algo resfriado, então qualquer água limpa serve. Mas se você tem pretensões de vencer para lugares que vão misturar esse gelo com bebidas, você necessariamente precisa que a água do seu gelo seja potável.

 


Quanto custaria esse investimento todo?


Se formos colocar na ponta do lápis novamente, você vai conseguir abrir o seu negócio gastando relativamente pouco, principalmente se comparado com outros ramos.

 

A máquina de gelo profissional chega a custar 5 mil reais, mas lembrando novamente, com o poder de produzir 50 kg por dia. Para armazenar isso tudo é recomendado um freezer de uns 500 litros, que hoje sai mais ou menos pelo valor de 3 mil reais.

 

Então agora resta apenas o saco plástico para armazenar seu produto, e aí as coisas variam um pouco. Você pode optar por vender o gelo direto para o consumidor final, e nesse caso sacos de gelo de 1, 3 e até 5 kg, o que é extremamente barato.

 

Você pode ainda precisar de alguns outros equipamentos mais baratos, como uma máquina de selar os casos, uma balança, o tipo de coisa que você encontra na Alfa Instrumentos, e que não costuma ter um grande impacto no seu orçamento.

 

Dessa forma é seguro afirmar que 10 mil reais são mais que suficientes para começar esse negócio com certa sobra de capital ainda.

 


Quanto ganha alguém que tem uma fábrica de gelo?

 

Existe uma conta que diz que para cada 1kg de gelo produzido, você gasta 1,50. Porém, você pode vender esses são de 1 kg por até 5 reais na média, então o retorno acaba sendo muito bom.

 

Tudo o que você precisa é conseguir vender em uma escala alta, e sempre se lembrando que você ainda vai ter gastos naturais, como água, energia elétrica, talvez aluguel do lugar e a manutenção da máquina. Mas ainda assim, é uma boa margem de lucro.



collect
0
avatar
Daniela Garcez
guide
Zupyak is the world’s largest content marketing community, with over 400 000 members and 3 million articles. Explore and get your content discovered.
Read more